| hmin
Representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) chegam nesta terça-feira, dia 5, à Argentina. O governo espera iniciar a negociação formal com a missão do Fundo, no intuito de destravar o repasse de US$ 9 bilhões referentes a um acordo anterior, interrompido com o descumprimento de metas de déficit fiscal. A missão do FMI é encabeçada pelo economista indiano Anoop Singh, novo diretor do recém-criado Departamento de Operações Especiais. A equipe técnica ficará no país por quatro dias.
A viagem foi decidida na última sexta-feira num telefonema entre Lenicov e a vice-diretora gerente do FMI, Anne Krueger. O ministro da Economia, Jorge Remes Lenicov, declarou há duas semanas que a Argentina precisa de US$ 25 bilhões em empréstimos, porém, não se cogita no mercado financeiro que a instituição dará dinheiro extra. O Fundo insiste que o repasse de recursos se dará quando o governo apresentar um programa econômico coerente e sustentável.
Dois requisitos exigidos pelo FMI estão sendo cumpridos pelo governo. Na semana passada, Duhalde firmou um novo acordo de coparticipação de impostos federais com as províncias, destinado a reduzir o déficit fiscal. Esta semana, o Senado deverá aprovar o Orçamento, já votado favoravelmente pelos deputados na última sexta-feira.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.